Já é mais do que comprovado que uma empresa que tem um ambiente de TI bem planejado tem mais chances de dar certo, mesmo que TI não seja o principal negócio da empresa, todos dependem da internet e dos serviços que ela disponibiliza.

Nós que somos da área de TI sabemos que até os equipamentos de última geração e os melhores softwares do mercado não garantem ambientes imunes a erros.

Uso de redes e servidores

Com o aumento exponencial no uso das redes de computadores, servidores, switches e roteadores, aumentam também os problemas. Lentidão, indisponibilidade, problemas de acesso e de download são apenas alguns exemplos.

O ponto importante é: Detectar qualquer alerta na rede antes que o usuário possa notar a falha.

Sabendo que é impossível evitar que nada aconteça, a melhor forma de resolver o impacto causado é através de um bom monitoramento.

Por isso, qualquer sistema crítico para um negócio deve ser monitorado 24/7 para evitar interrupções que prejudiquem os usuários.

Monitoramento

Para se ter sucesso no monitoramento é necessário além de bons profissionais, utilizar ferramentas que verificam o funcionamento adequado dos equipamentos e serviços, enviando alertas e relatórios aos administradores.

Nesse ponto é importante ressaltar que somente profissionais com alto conhecimento e entendimento de negócio é que são capazes de parametrizar da forma correta, após uma análise minuciosa, essas ferramentas.

É importante ressaltar que após a implantação do monitoramento de redes, os funcionários responsáveis pela área de TI serão informados sobre possíveis falhas em tempo real e poderão controlar a saúde da rede através de notificações visuais ou dashboards.

É uma forma da equipe atuar pró ativamente sanando qualquer eventual diagnóstico que possa aparecer.

Outro ponto importante é o fato de que muitas soluções podem ser feitas de forma remota, por equipes terceirizadas.

Como a ausência de monitoramento pode causar consequências e prejuízos

A ausência do monitoramento pode causar perda de informações importantes, quedas de rede periódicas
lentidão frequente, parada nos trabalhos dos funcionários o que gera prejuízos financeiros e gastos com manutenção corretiva.

Como o monitoramento de redes pode ajudar sua empresa

Através do monitoramento das redes, é possível detectar de forma automática as falhas no sistema, identificar de forma rápida qual dispositivo pode estar causando as falhas e agilizar correções.

Além disso, identificar padrões e tendências, programar manutenções periódicas, definir ações de melhorias, programar o investimento em novos equipamentos e evitar que a operação esteja no limite da capacidade por muito tempo.

Conte com a Aptus!

A proliferação de novas tecnologias tem mudado as características das redes nos útimos anos. O monitoramento em tempo real vem se tornando indispensável na gestão da empresa e vem tornando o trabalho da equipe de TI mais estratégico, criando soluções antes mesmo dos problemas aparecerem.

Se precisar de ajuda entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *