Política de Reembolso de Despesas: O que é? E qual sua importância?

Quando falamos sobre Política de Reembolso, precisamos entender que existem algumas vertentes relacionada a este assunto. Encontramos a Política de Reembolso voltada ao consumidor e a Política de Reembolso voltada a meios corporativos. Mas nesse caso iremos abordar o lado empresarial com relação a seus colaboradores.

O que é e quais são os tipos de Reembolso de Despesas Corporativas?

A Política de Reembolso de despesas voltada ao meio corporativo possui categorias, ou seja, variados tipos de reembolso para cada situação. Sabemos que cada empresa possuí sua política, ou seja, é particular de cada uma.

Mas, basicamente, reembolso de despesas é orquestrado por uma política de ressarcimento aos seus colaboradores de acordo com suas regras, em um determinado tempo para diversas situações. Nem sempre são despesas de viagens que é o que normalmente pensamos.

Segue abaixo alguns modelos de Reembolso de Despesas em uma empresa:

  • Reembolso de Viagens Nacionais e Internacionais – Seguindo as diretrizes e o orçamento que a empresa oferece de acordo com o perfil e o destino.
  • Reembolso por Km rodado  Viagem com o carro particular, alugado ou da empresa, onde é fornecido o reembolso de combustível, pedágio e estacionamentos;
  • Reembolso alimentício – Em caso de reuniões ou até mesmo em viagens, existe um orçamento limite que a empresa reembolsa seus funcionários.
  • Reembolso Home Office  A empresa disponibiliza reembolso em materiais para melhorar seu ambiente de trabalho dentro de casa e/ou despesas adicionais, caso necessário.
  • Reembolso por Curso  Muitas empresas investem no crescimento intelectual de seus funcionários, reembolsando cursos de idiomas MBA e pós-graduações, etc.
  • Reembolso de Saúde Neste tópico entra convênios médicos, odontológicos, consultas e exames.
  • Reembolso diversos  É usual que um colaborador tenha a necessidade de comprar materiais, ou produtos para diversos fins da empresa (projetos, eventos) e depois ele receba o ressarcimento do que foi gasto.

COMO PERCEBER QUE UMA POLÍTICA DE REEMBOLSO ESTÁ BEM ESTRUTURADA DENTRO DE UMA EMPRESA?

  1. Deixar claro e transparente para seus colaboradores:

Esclarecer os limites de gastos, por exemplo, em uma viagem em nome da empresa. É importante evidenciar o limite dos gastos para que o colaborador não exceda o Capital proposto pela empresa, sempre mostrar quais gastos serão reembolsados e quais não serão. Assim, uma Política de reembolso bem alinhada entre empresa e colaborador se torna bem organizada e bem definida.

  1. Ser fiel ao que consta nas políticas de sua empresa:

É fundamental entender as normas da política de reembolso da sua empresa como um todo para aplicar de maneira correta todas as diretrizes base. O colaborador não deve arcar com gastos e despesas de tarefas que é de interesse exclusivo da empresa. Seguir o que a norma determina é o caminho ideal para evitar futuros problemas na relação empresa e colaborador.

As regras e valores devem ser bem alinhados com seus colaboradores e novos colaboradores, deixá-los ciente de todo processo é de extrema importância para deixar tudo bem claro. Isso melhora o ambiente de trabalho, saber que o reembolso será feito de maneira regular e segura em um determinado período, gera mais confiança de seus colaboradores com a empresa.

  1. Evite demorar muito no momento de reembolsar seu colaborador:

Entendendo o lado do colaborador, é claro que quanto antes o reembolso acontecer, mais feliz e motivado ao trabalho ele estará. Portanto, seja o mais prático e rápido no momento de ressarcir seu colaborador. Pode parecer algo simples, mas pode melhorar muito o desempenho de seus funcionários.

  1. Cuide dos documentos e recibos. Armazene os dados:

Tanto a empresa quanto os colaboradores devem possuir a organização de armazenar recibos e documentos que comprovem os gastos relatados de maneira eficiente. O colaborador relata os gastos de uma viagem pela empresa, por exemplo, e manda prints de telas, recibos, entre outros documentos que comprovem seus gastos. Já a empresa, para evitar complicações, deve-se manter atenta ao armazenar todos os dados e recibos dos reembolsos para saber que os pagamentos foram efetuados com sucesso, que não houve problema de pagamentos duplicados ou até falta de reembolso para com seu colaborador.

  1. Ter um sistema para automatizar o Reembolso de Despesas em sua empresa:

Com toda certeza, possuir um sistema para automatizar todo o processo de Reembolso de Despesas é a solução. Todo processo manual de relatar, guardar recibos, documentos e comprovantes, se torna muito mais rápido e fácil. A otimização do tempo em situações como essa é de extrema importância, pois faz com que seu colaborador tenha mais tempo para tarefas mais importantes dentro da empresa. Com um Sistema de Reembolso de Despesas a otimização de tempo junto com o conceito de paperless, organização e qualidade na produção de sua empresa nitidamente é melhorada, seus colaboradores irão focar muito mais no negócio. Sem contar na melhor administração do que foi pago e o que ainda não foi.

Neste artigo conseguimos analisar como funciona algumas Políticas de reembolso principalmente para as empresas, mostrando a importância de uma política bem estruturada, sólida e confiável para seu negócio e para a satisfação de seus colaboradores. Alinhando esses fatores a melhoria do desempenho dos funcionários, satisfação e entrega é nitidamente melhorada. Analisamos aqui pontos importantes para empresas se atentarem em como anda a organização do seu reembolso de despesa e passamos boas práticas para facilitar as relações internas com seus colaboradores.

Deseja mais informações? Entre em contato com os consultores do time Aptus e venha transformar sua empresa. Estamos há mais de 38 anos gerando valor para empresas pelo Brasil e pelo mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *